Murder on the Links - Agatha Christie

"That, when you have two crimes precisely similar in design and execution, you find the same brain behind them both. I am looking for that brain, Monsieur Giraud, and I shall find it. Here we have a true clue .- a psychological clue. You may know all about cigarettes and match ends, Monsieur Giraud, but I, Hercule Poirot, know the mind of man!"
'Murder on the Links', Agatha Christie

Uma obra de Agatha Christie cujo título é "Murder on..." é logo indício de um bom crime à moda da sua carismática criadora. A segunda aventura de Hercule Poirot e do seu companheiro de aventura, Arthur Hastings, envolve a descoberta de crimes do passado e um romance capaz de ultrapassar as garras do crime - e, claro, um detective que encontra sempre o pormenor que desvenda toda a história.

Em 'Murder on the Links', Poirot é contactado por um cliente para se dirigir o mais rápido a França de modo a evitar que um crime grave aconteça. Ao chegar, contudo, apercebe-se de que é demasiado tarde e que o seu cliente foi encontrado morto na sua casa, mais precisamente no campo de golfe. Quando um segundo homicídio acontece, em moldes semelhantes, Poirot e o seu braço direito, Hastings, continuam a investigação ainda com mais dúvidas do que no início.

Entre uma carta encontrada no bolso do primeiro cadáver e os olhos grandes e belos de uma jovem mulher, a dupla de detective e ajudante encontra muitas pistas contraditórias e descobre muitas histórias por detrás dos testemunhos que recolhe. E ainda tem de contrariar constantemente outro inspector encarregue do caso, Giraud, cujo olhar sobre as pistas difere bastante do modus operandi de Poirot.

E Hastings, que já na primeira aventura vivida ao lado de Poirot quase se apaixonara por uma das familiares do morto, encontra o amor e a sua Cinderela nesta história de crime e suspense onde o assassino pode ser qualquer um - até o mais improvável. O que vale é que o amor de um homem resiste a quase tudo e a sua Cinderela torna-se uma peça fundamental na resolução do caso.

Falar sobre as obras de Agatha Christie é sempre uma tarefa difícil, sobretudo porque contar parte da história é já revelar uma grande parte do mistério - e o que dá verdadeiramente gozo é descobrir, a pouco e pouco, como se deu este misterioso crime e como Poirot o vai conseguir resolver com a sua mente inteligente e muito perspicaz.

Mais um pequeno livrinho cheio de histórias e de revelações inesquecíveis, em inglês (com os tradicionais francesismos e "mon ami" de Poirot), e muito ao estilo da talentosa Agatha Christie, que a cada livro me continua a maravilhar com a sua escrita fluida e criteriosa.

Comentários