Silêncio (#TLS Series) - vários autores

O melhor da banda desenhada nacional num só livro. ‘Silêncio’ é o segundo volume de uma série de histórias criadas pelos artistas do The Lisbon Studio em torno de um tema, neste caso o silêncio. Bandas desenhadas silenciosas, outras bastante ruidosas, outras ainda o silêncio é o que se busca no final. 

Entre as várias histórias que compõem esta colectânea, destaque para as quatro que mais me fizeram sentir o poder do silêncio: ‘Deslumbre’, de Bárbara Lopes; ‘Monte Morte’, de Jorge Coelho e André Oliveira; ‘Tempo’, de Paula Bivar de Sousa; e ‘Era uma vez’, de Pedro Ribeiro Ferreira.

São histórias em que o silêncio diz tudo; em que nem sempre precisamos de dizer as coisas para elas se fazerem sentir, para existirem e para nos afectarem. Para nos apercebermos delas. O silêncio tem esta capacidade ao mesmo tempo redentora (na necessidade de estarmos sós), conflituosa (no que cria dentro de nós) e criadora (no sentido de dar asas à imaginação).

‘Deslumbre’ é a prova de como o silêncio afecta as relações humanas e as prejudica para sempre. Quando um dos parceiros desaparece, sem deixar rasto, deixando tudo em silêncio, talvez não haja palavras suficientes para conseguirem remendar a dor de todas as que não foram ditas no momento certo.

Num extremo oposto está ‘Tempo’, que capta um silêncio ainda mais emocional e doloroso: o silêncio da dor, da perda, das palavras que gostávamos de ter dito e não tivemos tempo - nem nunca mais teremos.

O impacto visual de ‘Monte Morte’, a única história desta colectânea que tem cor, é absolutamente incrível. Uma história de família, de maldições, de crimes que parecem não ter fim e onde o silêncio tem sempre um papel fundamental. E para além disso o Jorge é um fixe, e desenha muito bem, e esta história é mesmo das mais marcantes de todo o livro.

Já ‘Era uma vez’ é a história que mais nos faz viajar no silêncio. O pânico da página em branco é, por vezes, por si só, motivo para criarmos histórias em torno dessa mesma situação. E é o que este artista nos dá nesta história: uma conversa fantasiada que nos faz sonhar, e que acontece apenas na sua cabeça.

Silêncios que falam bem alto para quem os quiser ouvir, é o que se sente ao ler estas histórias e ao ver as ilustrações maravilhosas destes artistas do The Lisbon Studio. Que continuem a dar-nos tantas visões diferentes, criativas e únicas sobre temas com os quais tanto nos identificamos. Uma bela compra da Amadora BD!

Comentários